Laboratório Metuia/Terapia Ocupacional Social

Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS: articulação profissional e construções de estratégias

Período: 2020-2023

Apresentação: A Resolução nº 17, de 2011, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) reconheceu as categorias profissionais de nível superior para atender as especificidades dos serviços socioassistenciais e funções essenciais de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dentre elas, a Terapia Ocupacional foi compreendida como parte da equipe de referência dos equipamentos do SUAS, fato que demonstrou o reconhecimento da prática efetiva dos terapeutas ocupacionais, que vinha se aprimorando de modo consistente desde a década de 1970, e que refletiu a participação organizada dessa categoria profissional (ALMEIDA et. al., 2012). Dessa maneira, a entrada formal do(a) terapeuta ocupacional na Assistência Social se dera recentemente no cenário nacional. Levando em consideração a necessidade de promover conhecimento sobre o trabalho da Terapia Ocupacional no SUAS, com vistas ao fortalecimento da profissão neste importante sistema público, no dia 6 de julho de 2020, realizamos um evento de extensão, na modalidade virtual. Neste evento, apresentamos um panorama acerca dos terapeutas ocupacionais no SUAS; e fomentamos um debate sobre as contribuições da Terapia Ocupacional no SUAS em meio (e após) à pandemia do novo coronavírus. Como resultado, obtivemos, dentre outros aspectos, o interesse dos(as) profissionais participantes em dar continuidade ao debate sobre as práticas da categoria profissional nesta política. Assim, vislumbramos a construção de uma Comunidade de Práticas para possibilitar o encontro dos(as) profissionais e construir conjuntamente as demandas que são comuns ao campo de trabalho nos serviços socioassistenciais. Uma comunidade de práticas pode ser compreendida, como uma comunidade formada por pessoas que compartilham de preocupações, problemas ou interesses por determinado assunto, e que se comprometem a participar de um processo de aprendizagem coletiva sobre as práticas que desenvolvem (WENGER-TRAYNER; WENGER-TRAYNER, 2015).

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