Laboratório Metuia/Terapia Ocupacional Social

Observatório de infâncias e juventudes do município de Vitória/ES

Período: Em andamento

Apresentação: A pandemia de COVID-19 causou rupturas significativas no curso da vida humana. Mais particularmente no Brasil, a crise evidenciou problemas relacionados à saúde, à escolarização, às inseguranças e desproteções sociais. Assume-se que as políticas públicas são insuficientes e não respondem adequadamente às necessidades das crianças e jovens brasileiros. Assim, objetiva-se elaborar ações extensionistas/investigativas empenhadas no enfrentamento das problemáticas agravadas ou impostas pela pandemia de COVID-19, principalmente aquelas sofridas por crianças e jovens. O observatório pretende utilizar metodologias prioritariamente participativas e levantamento sistemático de evidências a fim de: conhecer e intervir nos modos de vida infanto-juvenis sob às determinações socioculturais; mapear, analisar e apoiar ações institucionais que compõem a rede de proteção integral infanto-juvenil; formar acadêmicos, trabalhadores e lideranças comunitárias para a gestão, o cuidado e a produção intelectual comprometida com o enfrentamento das vulnerabilidades; informar e potencializar as políticas públicas municipais e as ações intersetoriais voltadas à infância e à juventude. Inicialmente, as instituições parceiras serão os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Sistema Único da Assistência Social do município de Vitória/ES. Espera-se que as ações contribuam para o fortalecimento da rede protetiva voltada para crianças e jovens da região; apoiem a tomada de decisões sobre políticas públicas loco-regionais; fomente processos educativos, protetivos e democráticos em todo o território; incremente a formação acadêmica dos pesquisadores; estimule a articulação com redes de nacionais e internacionais voltadas para o universo infanto-juvenil.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105